quinta-feira, 26 de abril de 2012

DOAÇÃO DE SANGUE -

A Paz do Senhor!
 
O irmão OSÉIAS SOARES DA SILVA da igreja do Vila dos Montes precisa de doadores de sangue.
 
As doações devem ser feitas no HEMOMINAS e o doador deverá informar o nome do paciente e o Hospital onde está internado - HOSPITAL MUNICIPAL.
 
Pedimos também que intercedam pelo restabelecimento de sua saúde e por sua família.
 
Gentileza mobilizar àqueles que puderem fazer a doação pelo motivo de ter sido internado com forte Hemorragia.
 
 

terça-feira, 24 de abril de 2012

AVISO IMPORTANTE

AVISOS

1.  NÃO HAVERÁ TRANSMISSÃO DOS ESTUDOS DESTA SEMANA (23/04 A 29/04). OS ASSUNTOS SERÃO DESENVOLVIDOS PELOS PRÓPRIOS GRUPOS NA IGREJA LOCAL.

Perguntas da Semana 23/04/2012

Perguntas da Semana 23/04/2012

PERGUNTAS DA SEMANA SENHORAS E CULTO NO LARASSUNTO: BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL:  ROMANOS 1:14

PAULO SE COMPORTAVA COM RELAÇÃO AO SEU CHAMADO COMO DEVEDOR  A GREGOS, BÁRBAROS, SÁBIOS E IGNORANTES (DESCONHECEDORES).
.
É POSSÍVEL CITAR UMA EXPERIÊNCIA DE PAULO COM UM DELES?

PERGUNTAS DA SEMANA JOVENS E OBREIROS
ASSUNTO: 
BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL: I CORÍNTIOS 2:9
.
QUAIS AS EXPERIÊNCIAS DE PAULO NAS EXPRESSÕES CONTIDAS NO TEXTO DE SUA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS 2:9?
 “…AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU…”
“…E O OUVIDO NÃO OUVIU…”
“…E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM…”
.
NA PRÁTICA, QUAL É A SUA EXPERIÊNCIA? DÊ O SEU TESTEMUNHO.
.
.
PERGUNTAS DA SEMANA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ASSUNTO: BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL: I CORÍNTIOS 2:9
.
QUAIS AS EXPERIÊNCIAS DE PAULO NAS EXPRESSÕES CONTIDAS NO TEXTO DE SUA PRIMEIRA CARTA AOS CORÍNTIOS 2:9?
 “…AS COISAS QUE O OLHO NÃO VIU…”
“…E O OUVIDO NÃO OUVIU…”
“…E NÃO SUBIRAM AO CORAÇÃO DO HOMEM…”
.
NA PRÁTICA, QUAL É A SUA EXPERIÊNCIA? DÊ O SEU TESTEMUNHO.

PERGUNTAS DA SEMANA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
ASSUNTO: 
A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA
TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:31-39
.
EM QUE SE TORNOU O GRÃO DE MOSTARDA QUE FOI SEMEADO NO CAMPO?
RESPOSTA: MATEUS 13:32

PERGUNTAS DA SEMANA  ADOLESCENTES
ASSUNTO:  
A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA
TEXTO FUNDAMENTAL:  MATEUS 13:31-39
.
QUEM SE ANINHOU NOS RAMOS DA ÁRVORE QUE ANTES ERA UM PEQUENO GRÃO?

RESPOSTA: AS AVES DO CÉU - MATEUS 13:32

A PARÁBOLA DO FERMENTO

A PARÁBOLA DO FERMENTO

“Outra parábola lhes disse: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado.” Mateus 13:33.

Imediatamente o Senhor fala sobre o fermento. O fermento da igreja viva do Senhor é o mosto do vinho do Pentecoste que vem de dentro para fora.

Foi prometido pelo Senhor aos seus antes de ser elevado às alturas, quando uma nuvem o recebeu, escondendo-o aos olhos dos seus discípulos.

Atos 1:8 – “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Que maravilha fazer parte de um povo que crê neste mosto do Espírito Santo e ser por ele testemunha nestes confins da terra, o momento atual.

O fermento que a mulher usa para levedar e apodrecer a massa das três medidas, que é a obra perfeita do Pai, Filho e Espírito Santo, este fermento é visto na igreja infiel, que se apresenta através do homem que se projeta, de movimentos que pregam vida sem santidade. Essa mulher é a mesma que foi usada pelo inimigo no Éden.

Há um conselho: “Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.” Ap 2:16.

Há uma recompensa: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Ap 2:17.

A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA

Adolescentes – 23/04/2012 (A Parábola do Grão de Mostarda)
Data: 29/04/2012
ASSUNTO: A Parábola do Grão de Mostarda e do Fermento
TEXTO FUNDAMENTAL: Mateus 13:31-39 /Mateus 13:33
A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA
Introdução
O Senhor Jesus continua ensinando aos discípulos e aos seus servos aquilo que ele deseja para os seus.
Fala agora a respeito do grão de mostarda, que é a menor de todas as sementes e que cresceu muito, além do que é previsto para um pequeno grão. Em que se tornou?
Desenvolvimento
Mt 13:32 – “… faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos.” Parece uma coisa boa, mas não é.
Na Bíblia aves do céu são espíritos do mal, ensinos enganadores que se tornam comuns e se aninham nos ramos da grande árvore. Nada faz mal, todos os pecados são permitidos, praticados. E como ninguém se importa, os ramos abrigam toda a sorte de pecados que Deus não quer para os seus.
“… Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:16.
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14.
Daniel 4:10-12 fala do sonho que o rei Nabucodonosor teve e ninguém conseguiu interpretar. Ele viu uma árvore no meio da terra e era tão grande que chegava até o céu e todo o mundo viu.
Trata de um ensino chamado “ecumenismo”, que reúne todos os povos, gentes, para serem cristãos, podendo crer no que quiser: Salvação por serem bons, adoração aos ídolos, viverem no pecado.
A árvore tinha uma folhagem formosa e nela havia sustento para todos.
O que Jesus disse? “… De graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10:8). No entanto eram vendidas a salvação, curas, bênçãos e pecados assim perdoados.
Deus não se agradou daquela árvore e mandou que fosse cortada e as aves do céu, os espíritos de mentira fossem expulsos.

Que coisa tão séria! Jesus fala dessa árvore e no livro de Apocalipse 18:4 lê-se: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.”.

Assim o Senhor mostrou o que se passa no campo do homem que não aceita a orientação do verdadeiro dono do campo, o Senhor Jesus. Tudo termina no juízo de Deus. O grão de mostarda – a Palavra – trabalha no coração do homem através da fé, não é coisa aparente, sua ação é pelo Espírito Santo.

Mt 17:20 – “E Jesus lhes disse: (…) Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.”

segunda-feira, 23 de abril de 2012

RESPOSTA PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS/EBD – 21abr12

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS – 21abr12
            - ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 17:15-34

É POSSIVEL IDENTIFICAR O SEGREDO DO CONVENCIMENTO USADO NA MENSAGEM DE PAULO NO AREÓPAGO?
COMENTE

(Texto extraído da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

SIGNIFICADO DE:

ü  AREÓPAGO = um antigo tribunal de Atenas, capital da Grécia - Atos 10:19.

INTRODUCAO:
1.      Tanto o livro de Atos dos Apóstolos quanto as cartas escritas por eles, mostram como foi trazida a estrutura doutrinária do Velho Testamento para dentro da Igreja, no Novo Testamento. Nisto estava o segredo do convencimento usado nas mensagens pregadas pelos apóstolos e nos escritos de suas cartas.
2.      Nos dias dos apóstolos a igreja precisava estar com a base da estrutura doutrinária bem sólida, para ela poder prosseguir e ser capaz de transmitir uma herança profética para as gerações futuras. A luz da revelação teria que tornar claras todas as figuras doutrinárias do Velho Testamento, que foram “escritas para aviso nosso” a fim de nós hoje pudéssemos compreender com nitidez o verdadeiro sentido da doutrina revelada. (I aos Coríntios 10:11).
3.      O apóstolo Paulo, bem como Pedro, João, Tiago e Judas, vai oferecer uma importante contribuição, através de suas mensagens, seus discursos e suas cartas doutrinárias nas muitas ocasiões em que tiveram de ser enfáticos nos seus argumentos para fazer a perfeita transposição do sentido doutrinário do VT para o entendimento da igreja.
4.      Os Atos dos Apóstolos eram, na verdade, os atos do Espirito Santo através dos apóstolos. Por isso a doutrina da igreja ficou sendo chamada de “doutrina dos apóstolos”.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):
RESPOSTA:

1.      SEGREDO DO CONVENCIMENTO DA MENSAGEM DE PAULO NO AREÓPAGO:

1o. SEGREDO: PAULO LHES ANUNCIAVA JESUS RESSUSCITADO
Atos 17:18  E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.
Atos 17:31 – “porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou (JESUS, homem); e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.



2o. SEGREDO: PAULO LHES ANUNCIAVA UM DEUS TRINO
Atos 17:24 – “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há (O PAI), sendo Senhor do céu e da terra (O FILHO), não habita em templos feitos por mãos de homens (O ESPIRITO SANTO).

3o. SEGREDO: PAULO LHES ANUNCIAVA A FORMA DE VIDA EM JESUS
Atos 17:28 – “porque nele (EM JESUS) vivemos, e (EM JESUS) nos movemos, e (EM JESUS) existimos, (...)”.

4o. SEGREDO: PAULO LHES ANUNCIAVA UMA SALVACAO PARA TODOS OS HOMENS ATRAVÉS DO ARREPENDIMENTO
Atos 17:30 – “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam”,.

2.      COMENTÁRIO
a)      Os epicureus e estóicos (verso 18) eram correntes de filosofia que questionavam a existência de um Deus criador e controlador de tudo. Isso nos dá uma ideia do grupo de pessoas que contendiam com Paulo e que não tiveram interesse em continuar a ouvi-lo. (vs 31 e 32).
b)      O principio filosófico deles residia em viver apenas os prazeres passageiros da vida presente. Eram religiosos e supersticiosos (verso 22). Honravam a um deus que não conheciam (vs. 23).
c)       Havia nos princípios filosóficos dos gregos uma busca por Deus, mas não conseguiam alcançar esse objetivo, pois buscavam a Deus “tateando para O poderem achar”. (vs. 27)
d)     Na expressão de Paulo no verso 30 “anuncia agora (SALVAÇÃO EM JESUS) a todos os homens (JESUS VEIO PARA SALVAR A TODOS – JOAO 3:16) que se arrependam (ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO DE PECADOS AO SENHOR JESUS). Paulo, com essa expressão lhes anuncia a salvação em Jesus.
e)      Todavia o maior de todos os argumentos usados por Paulo estava na salvação através do Senhor Jesus, anunciando-lhes um Jesus vivo, ressuscitado. Esta é a mensagem que convence o pecador. Esse argumento é que levou o Espirito Santo a operar o convencimento no coração daqueles que creram, entre eles Dionisio, o areopagita, um membro do areópago e a mulher por nome Dâmaris.
f)       Paulo ensina aos gregos que o Deus que ele lhes anunciava se importa com o mundo e irá julgar o mundo com justiça, por meio do varão que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando esse homem (JESUS) dentre os mortos. (v.31) Com essa declaração Paulo responde aos epicureus ateus e aos estóicos fatalistas trazendo-lhes a boa nova do Evangelho do Senhor Jesus. E aqueles que ouviram esta mensagem creram e aceitaram a Jesus.








PERGUNTA PARA EBD – 22abr12
            - ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS 2:14-36

É POSSIVEL IDENTIFICAR O SEGREDO DO CONVENCIMENTO USADO NA MENSAGEM DE PEDRO NO PENTECOSTES?
COMENTE:

(Texto extraído da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUCAO:
1.      Tanto o livro de Atos dos Apóstolos quanto as cartas escritas por eles, mostram como foi trazida a estrutura doutrinária do Velho Testamento para dentro da Igreja, no Novo Testamento. Nisto estava o segredo do convencimento usado nas mensagens pregadas pelos apóstolos e nos escritos de suas cartas.
2.      Nos dias dos apóstolos a igreja precisava estar com a base da estrutura doutrinária bem sólida, para ela poder prosseguir e ser capaz de transmitir uma herança profética para as gerações futuras. A luz da revelação teria que tornar claras todas as figuras doutrinárias do Velho Testamento, que foram “escritas para aviso nosso” a fim de nós hoje pudéssemos compreender com nitidez o verdadeiro sentido da doutrina revelada. (I aos Coríntios 10:11).
3.      O apóstolo Pedro, bem como Paulo, João, Tiago e Judas, vai oferecer uma importante contribuição, através de suas mensagens, seus discursos e suas cartas doutrinárias nas muitas ocasiões em que tiveram de ser enfáticos nos seus argumentos para fazer a perfeita transposição do sentido doutrinário do VT para o entendimento da igreja.
4.      Os Atos dos Apóstolos eram, na verdade, os atos do Espirito Santo através dos apóstolos. Por isso a doutrina da igreja ficou sendo chamada de “doutrina dos apóstolos”.

(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO): - RESPOSTA:

1.      O SEGREDO DO CONVENCIMENTO USADO NA MENSAGEM DE PEDRO NO PENTECOSTES:

1o. SEGREDO: PEDRO USOU O ARGUMENTO PROFÉTICO

A PROFECIA DE JOEL – O TESTEMUNHO DO PROFETA SOBRE JESUS
Atos 2:16-21 – “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos;
e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima no céu e sinais em baixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes de chegar o grande e glorioso Dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo”.





A PROFECIA DE DAVI – O TESTEMUNHO DOS SALMOS
ü  Atos 2:25-28 – “Porque dele disse Davi (Salmo 16:8-11): Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido; por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança. Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo”.

2o. SEGREDO: PEDRO ANUNCIA O TESTEMUNHO DE JESUS RESSUSCITADO
Atos 2:24 – “ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, (...)”.
Atos 2:32 – “Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas”.

3o. SEGREDO: PEDRO TESTEMUNHA AOS JUDEUS QUE JESUS É O CRISTO
Atos 2:36 – “Saiba, pois, com certeza, toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo”.

4o. SEGREDO: PEDRO TESTEMUNHA DO BATISMO COM O ESPIRITO SANTO
Atos 2:33 – “De sorte que, exaltado pela destra de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis”.

2.      COMENTÁRIO
Os judeus que estavam ali em Jerusalém haviam se esquecido do cumprimento da promessa feita pelo profeta Joel. Estavam despercebidos no momento do derramamento do Espirito Santo. O grande segredo de convencimento do argumento usado na mensagem ou discurso de Pedro estava exatamente no fato de que Jesus estava vivo e é ele quem batiza com o Espirito Santo. É através do Batismo com o Espirito Santo que o crente recebe o poder para testemunhar e o preparo para o arrebatamento.
===================================================

quinta-feira, 19 de abril de 2012

INFORMAÇÃO AREA DE SENHORAS

INFORMAÇÃO AREA DE SENHORAS

REVELAÇÃO: O SENHOR REQUEREU DAS IRMÃS, DURANTE TRÉS (03) REUNIÕES, A PARTIR DE HOJE, UM PERIODO DE ORAÇÃO NO QUAL FARÃO SUPLICAS AO SENHOR, PARA QUE ELE PROTEJA A SUA OBRA DE TODO TIPO DE ATAQUE VINDO DE QUALQUER FONTE.

FONTE.: satélite maranata – 18/04/2012

segunda-feira, 16 de abril de 2012

CALENDÁRIO PARA AS AULAS DE ABRIL/MAIO 2012

CALENDÁRIO PARA AS AULAS DE ABRIL/MAIO 2012
.

DIA
ASSUNTO: PARÁBOLAS
TEXTOS
15/04
DO SEMEADOR
MATEUS 13:3-23
22/04
DO JOIO E DO TRIGO
MATEUS 13:24-30
ATOS 13:6-12
29/04
DO GRÃO DE MOSTARDA E FERMENTO
MATEUS 13:31-35
06/05
NÃO HAVERÁ TRANSMISSÃO
 —
13/05
DO TESOURO ESCONDIDO
MATEUS 13:44
20/05
DA PÉROLA DE GRANDE VALOR
MATEUS 13:45-46
27/05
DA REDE
MATEUS 13:47-50

PERGUNTAS DA SEMANA - 16/04/2012

PERGUNTAS DA SEMANA SENHORAS E CULTO NO LAR
ASSUNTO: 
BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL:  ATOS 17:10-12
É possível identificar o que fizeram os crentes em beréia para serem convencidos na mensagem entregue por paulo e silas?
Comente.

PERGUNTAS DA SEMANA JOVENS E OBREIROS
ASSUNTO: 
BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL:  ATOS  17:15-34

É possível identificar o segredo do convencimento usado na mensagem de paulo no areópago?
COMENTE.

PERGUNTAS DA SEMANA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
ASSUNTO: 
BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
TEXTO FUNDAMENTAL:  ATOS 2:14-36

É possível identificar o segredo do convencimento usado na mensagem de pedro no pentecostes?
COMENTE.
.
.
PERGUNTAS DA SEMANA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
ASSUNTO: 
A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 13:24-30; 36-42
.
QUEM SEMEIA A BOA SEMENTE?
.
RESPOSTA: O FILHO DO HOMEM - MATEUS 13:37
.
.
PERGUNTAS DA SEMANA  ADOLESCENTES
ASSUNTO:  
A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO
TEXTO FUNDAMENTAL:  MATEUS 13:24-30; 36-42
.
O QUE REPRESENTA: O CAMPO, O TRIGO E O JOIO?
.
RESPOSTA: O CAMPO – O MUNDO
O TRIGO – OS FILHOS DO REINO
O JOIO – OS FILHOS DO MALIGNO
MATEUS 13:38

domingo, 15 de abril de 2012

RESPOSTA EBD - 15 DE ABRIL DE 2012

PERGUNTA PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 14-15abr12

            - ASSUNTO: A BASE DOUTRINÁRIA DA IGREJA
            - TEXTO FUNDAMENTAL: ATOS DOS APÓSTOLOS

OS APÓSTOLOS ENCONTRARAM OPOSIÇÕES PARA ESTABELECER A BASE DOUTRINARIA DA IGREJA.
É POSSÍVEL IDENTIFICAR E COMENTAR UMA (1) OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APÓSTOLO PAULO E A DOUTRINA USADA POR ELE PARA COMBATÊ-LA?

(Texto extraído da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)



SIGNIFICADO DE:



ü  OPOSIÇÃO = Resistência que se põe a uma ação; hostilidade.
Empecilho, obstáculo, estorvo, dificuldade, opinião contrária.

ü  DOUTRINA = Conjunto de princípios e práticas que servem de base a Igreja. A Doutrina seguida pela Obra é a Doutrina bíblica, única regra de fé e prática.



INTRODUCAO:

1.      O livro de Atos dos Apóstolos mostra como foi trazida a estrutura doutrinária do Velho Testamento para dentro da Igreja, no Novo Testamento. Nisto estava o segredo do convencimento usado nas mensagens pregadas pelos apóstolos e nos escritos de suas cartas.

2.      Nos dias dos apóstolos a igreja precisava estar com a base da estrutura doutrinária bem sólida, para ela poder prosseguir e ser capaz de transmitir uma herança profética para as gerações futuras. A luz da revelação teria que tornar claras todas as figuras doutrinárias do Velho Testamento, que foram “escritas para aviso nosso” a fim de nós hoje pudéssemos compreender com nitidez o verdadeiro sentido da doutrina revelada. (I aos Coríntios 10:11).

3.      O apóstolo Paulo, bem como Pedro, João, Tiago e Judas, vai oferecer uma importante contribuição, através de suas mensagens e cartas doutrinárias nas muitas ocasiões em que se defrontou com as oposições à verdade.

4.      Os doze cestos cheios de pedaços ajuntados do que sobejou na multiplicação dos pães, por ordem do Senhor Jesus, apontavam profeticamente o alimento doutrinário que os doze apóstolos iriam distribuir para a igreja, nos  “Atos dos Apóstolos”, suas mensagens e suas cartas. Esse alimento, o pão vivo da Palavra, se constituiu a base doutrinária da Igreja.



(DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO):

RESPOSTA:



1.      IDENTIFICACAO DE UMA OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APOSTOLO PAULO:



ENTENDIMENTO DE SALVACAO PELAS OBRAS

ü  Atos 15:1 – Então, alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se vos não circuncidardes, conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.”

ü  Atos 15:5 – “Alguns, porém, da seita dos fariseus que tinham crido se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés



2.      DOUTRINA USADA PELO APOSTOLO PAULO PARA COMBATÊ-LA:



DOUTRINA DA SALVACAO PELA GRAÇA POR MEIO DA FÉ NO SENHOR JESUS

ü  Atos 13:26 – Varões irmãos, filhos da geração de Abraão, e os que dentre vós temem a Deus, a vós vos é enviada a palavra desta salvação.

ü  Efésios 2:8 -“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”



3.      COMENTÁRIO

a)      Aqueles que se convertiam a Jesus, vindos do judaísmo, tinham dificuldade para entender que a salvação não era mais pelas obras da lei, mas sim pela Graça por meio da fé no Senhor Jesus. Alguns judeus que se convertiam estavam ensinando que se não houvesse a circuncisão e a guarda das leis de Moisés, não haveria Salvação. Houve então um Concílio em Jerusálem por volta do ano 48 A.C. em que os Apóstolos reunidos consolidaram segundo a vontade do Espírito Santo a Doutrina da Salvação pela Graça e não mais pelas Obras.

b)      Uma das grandes importâncias desse Concílio para a igreja foi porque consolidou que o governo da Obra é do Espirito Santo e não humano, conforme Atos 15:28: “...na verdade pareceu bem ao ESPIRITO SANTO...”.

c)      Paulo não quis decidir sozinho aquela questão, mas em Atos 15:2, conduziu-a aos demais apóstolos, valorizando assim outra doutrina que é a do CORPO. Paulo não se colocou como o líder da Igreja para tomar decisões, pois sabia que o Governo era do Espírito Santo e por isso reuniu o Corpo, para que o Espírito Santo pudesse se manifestar, a fim de estabelecer aquela doutrina. A razão humana gera contenda, porém a Revelação gera vida.





1.      IDENTIFICACAO DE UMA OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APOSTOLO PAULO:



A FILOSOFIA DOS GREGOS BASEADA NA VIDA PRESENTE



ü  Atos 17:18 – “E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele. Uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição”.



2.      DOUTRINA USADA PELO APOSTOLO PAULO PARA COMBATÊ-LA:



DOUTRINA DA RESSURREIÇÃO DO SENHOR JESUS PARA A VIDA ETERNA

ü  Atos 17:30-31 –“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos.”



3.      COMENTÁRIO

Paulo encontrou em Atenas, religiosos e filósofos, e eles contendiam com ele nas sinagogas, praças e Paulo queria dizer a verdade a eles de que Jesus tinha vencido a morte e ressurgiu dentre os mortos. Os filósofos adoravam a si mesmo, aos deuses estranhos, deuses sem vida e Paulo lhes anunciou sobre a ressurreição de Jesus. Enquanto uns escarneciam, mas outros aceitavam a palavra de Deus para suas vidas como foi o caso de Dionísio e Dâmaris. A doutrina usada pelo apóstolo Paulo foi a Palavra, porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição.







1.      IDENTIFICACAO DE UMA OPOSIÇÃO À MENSAGEM DO APOSTOLO PAULO:



A FALSA PROFECIA MISTURADA COM A FEITIÇARIA CAUSANDO O DESVIO DA FÉ NO SENHOR JESUS



ü  Atos 13:6-8 – “E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um certo judeu, mágico, falso profeta, chamado Barjesus,  o qual estava com o pro cônsul Sérgio Paulo, varão prudente. Este, chamando a si Barnabé e Saulo, procurava muito ouvir a palavra de Deus.   Mas resistia-lhes Elimas, o encantador (porque assim se interpreta o seu nome), procurando apartar da fé o procônsul.”



2.      DOUTRINA USADA PELO APOSTOLO PAULO PARA COMBATÊ-LA:



A AUTORIDADE DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DE PAULO

ü  Atos 13:9 –“Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse:”.



3.      COMENTÁRIO

A falsa profecia vinda de Barjesus, também chamado de Elimas, o encantador, israelita que se misturou com o a feitiçaria, para desviar da fé o pro cônsul Sergio Paulo. Isso é uma demonstração daquilo que hoje a falsa doutrina faz, pervertendo muitos e levando-os a se desviarem da fé verdadeira. É a autoridade do Espirito Santo que assegura à igreja a sua firmeza na doutrina verdadeira.





OBSERVAÇÃO: estes são apenas alguns exemplos que podem ser usados pelos pastores nos estudos da EBJO e EBD. Inúmeros outros que podem ser encontrados no livro de Atos dos Apóstolos e também nas cartas dos apóstolos.