segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

MENSAGEM PARA 31/12/2012

MENSAGEM PARA O DIA 31/12/2012
“Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.”
 ÊXODO 14:15
“Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? dize aos filhos de Israel que marchem.”

INTRODUÇÃO
O povo de Israel estava de saída da terra do Egito, de um cativeiro que já durava 400 anos. O destino final do povo de Israel era a terra de Canaã, “a terra prometida”.
Faraó escravizava ao povo, como era o costume da época, e todo serviço pesado era feito pelos povos dominados ou escravizados, muitas vezes à custa do sofrimento moral e físico a que eram submetidos num trabalho exaustivo debaixo do julgo de Faraó.
Deus tirou o povo do cativeiro do Egito com muitos sinais, prodígios e maravilhas. O grande sinal, ou a revelação que definiu a saída foi o sangue do cordeiro passado nas casas.
O anjo da morte passou sobre as casas dos filhos de Israel que tinham a marca do sangue e eles foram preservados.
O povo saiu seguindo uma ordem do Senhor a qual Faraó não pôde resistir.
Deus tinha um projeto de vida para o povo de Israel. O momento que vivemos como igreja no mundo é tão significativo quanto à saída de Israel do Egito existe um paralelo profético entre Israel e a igreja, embora que cada qual no seu tempo. Nas mesmas condições e situações semelhantes.

DESENVOLVIMENTO
1. O PREPARO PARA A SAÍDA
Como Deus preparou a saída?
1.1)       A vontade de Deus devia prevalecer a partir de Suas ordens.
“Vi as aflições do meu povo e ouvi as suas súplicas” – Êxodo 3:7
1.2)          A ordem de Deus a Faraó: “Deixa ao meu povo ir” – Êxodo 5:1   

O que Deus precisava para retirar o seu povo do cativeiro do Egito?
2.1)     O preparo de um homem para obedecer a voz do Senhor. Deus chama Moisés, desconhecido pelo povo de Israel, fala com ele e o instrui para lidar com Faraó e depois com o povo.
2.2)     O preparo do povo para a saída, conscientizando-o cada dia do Seu poder, das maravilhas que multiplicava na terra do Egito, através das pragas (dos sinais) e dando tempo para que o povo se preparasse para o momento da partida.

2.     O MOMENTO DA SAÍDA
Recomendações:
- Imolar o cordeiro;
- Aspergir o sangue nas vergas e umbrais das portas;
- A hora da saída (meia noite). “O Egito Dormia” Estava desapercebido, insensível.

3.     AS CIRCUNSTÂNCIAS
PELA FRENTE – o mar vermelho;
ATRÁS - Faraó e seus exércitos;
DO ALTO – O poder de Deus.
O povo agora não estava mais sob o governo do Egito, nem de faraó, mas estava nas mãos de Deus e sob suas ordens.
A única saída foi pelo CAMINHO DO MAR
Logo o povo passaria para o outro lado, além do mar vermelho, para o deserto, longe do Egito, de Faraó e seus exércitos.

4.     A ORDEM DO PAI: “QUE MARCHEM!”.
-    Para trás está o perigo. – a perseguição de Faraó.
-    À frente o Caminho de 3 dias (morte e ressurreição) – Antes do Mar Vermelho
Caminho de 3 dias para não ser mais alcançado por Faraó. Se tivessem parado no 1º dia e 2º dia teriam morrido.
O 3º dia que é o dia da redenção, da ressurreição, da nova vida, do novo nascimento. É a experiência plena da salvação.
A ordem a Faraó já está decretada: “Deixa o meu povo ir.”  ninguém vai impedir a saída da Igreja, nem o adversário.
A ordem à Igreja é a mesma que foi dada a Israel: -... QUE MARCHEM!.
            A travessia do MAR VERMELHO foi um momento de uma grande prova e experiência que marcaria suas vidas e gerações.
Diante do Mar Vermelho Deus estava provando o povo para que pudesse conhecer mais do seu poder e da sua graça.
Enquanto os israelitas mantivessem seus olhos fixos na coluna de fogo e seguissem ao Senhor estariam andando pela fé e nenhum inimigo poderia toca-los. Porém, quando tiraram os olhos do Senhor e olhando para traz viram os egípcios se aproximando, apavoravam-se e começaram a murmurar. Mas a fé através de Moises se revelou dizendo “Não temais, aquietai-vos e vede o livramento do Senhor”.
A incredulidade gera murmuração, mas a fé leva a obediência e traz glória para o Senhor.
Que motivos há para temer quando temos a maravilhosa promessa que “O SENHOR PELEJARÁ POR VÓS” Êxodo 14:14.
O Mar Vermelho era naquele momento morte ou vida.
Assim como o sangue nas vergas e umbrais das casas era um grande mistério a ser revelado, agora diante do mar algo maravilhoso Deus estaria mostrando aos olhos do povo.
Não havia tempo a perder: “Por que clamas a mim?” Não havia outro recurso. Era um momento de entrega.
Sob as águas do Mar Vermelho estava o mistério de um caminho de vida para o povo de Deus e um juízo de morte para os egípcios: “Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado,...” Jo 3:18.
Recuar e voltar para as garras de Faraó seria negar um projeto que Deus estabeleceu para livrar o povo e levá-lo para a Terra Prometida.
Diante das lutas que se levantam nesta hora para provar a nossa fé, alcançamos vitória no Clamor pelo Sangue de Jesus. O fato de Israel esta diante do mar não era problema para Deus e ele revelou a Moises exatamente o que fazer; o mar da vida que esta diante de nós para ser atravessado não é e nunca será problema para Deus, ele sempre tem a salvação para o seu povo; seu amor nunca falha, sua graça é perfeita, seu amor sempre encontra uma solução, quando temos fé nas promessas de Deus temos paz em nossos corações, a verdadeira fé depende daquilo que Deus diz e não daquilo que vemos ou sentimos.

CONCLUSÃO

A ordem do Senhor é esta: MARCHEM!
No clamor pelo sangue de Jesus nós entramos no grande segredo da nossa vitória. O projeto que não é do homem, mas tem sido revelado ao povo que entra diante do Deus vivo com ousadia.
Marchar é a atitude daqueles que estão usando o recurso da graça, o clamor pelo sangue de Jesus, e não serão derrotados.
A igreja que tem a experiência do poder do sangue de Jesus na sua vida sabe que as lutas desta hora não vão impedi-la de alcançar a eternidade com o Senhor.

·         Deus revelou seu poder!
·         Deus cumpriu suas promessas!
·         Deus livrou seu povo!

A voz de Deus bradou “Marchem!”, isto é, “não parem!”.
·         Marchem para as madrugadas!
·         Marchem para os cultos ao meio dia!
·         para o culto profético!
·         para as evangelizações!
·         para as visitas aos lares!
·         para os seminários e Maanains!
·         Marchem proclamando o poder do Sangue de Jesus!
·         Marchem com o brado da vitória:

Maranata! O Senhor Jesus Vem!!!









LEMA 2013

Enfatizar o lema do ano que passou (2012):
Porque ainda um pouquinho mais de tempo, e o que há de vir virá, e não tardará.” Hb 10:37


Enfatizar o lema para o ano de 2013:

“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco”.
II Cronicas 20:17

MENSAGEM PARA 01/01/2013

MENSAGEM PARA O DIA 01/01/2013
“VEDE A SALVAÇÃO DO SENHOR PARA CONVOSCO”

Texto Fundamental – II Crônicas 20:17
“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco”.

I.      INTRODUÇÃO
Esta passagem fala a respeito de um momento na vida dos filhos Israel no Velho Testamento, em que uma luta estava travada entre Judá e os Moabitas e Amonitas quando, Josafá, rei de Judá, buscou ao Senhor, e Deus lhe respondeu.
Os Moabitas e Amonitas, descendentes de Ló, além dos povos que habitavam a região das montanhas de Seir, descendentes de Esaú, formaram uma verdadeira confederação de povos para virem de encontro aos moradores de Judá a fim de destruí-los.
Josafá, rei de Judá, pediu ao Senhor o livramento contra o ataque dos inimigos, pois eram tão numerosos que em Judá não havia força contra todos eles. Todavia quem na verdade lutou por Judá foi o próprio Senhor, provocando no arraial de seus inimigos uma contenda entre eles e pondo-lhes emboscadas. A partir daí começaram a se digladiar entre si até se destruírem totalmente.
Quanto aos Seus filhos, o Senhor requereu deles somente estarem na posição para a peleja que era: levantar-se de madrugada, irem até à ladeira de Ziz e depois contemplar o grande livramento do Senhor (verso 16). E enquanto os cantores e os instrumentistas saiam adiante do exército louvando ao Senhor, o restante do povo apenas contemplava os inimigos sendo desbaratados (verso 22).
Muitas vezes olhamos para diante de nós e vemos verdadeiras lutas travadas onde os muitos adversários se reúnem e se levantam contra nós para nos destruir. Forças que se agrupam de tal maneira que, diante delas nos colocamos, às vezes, como incapazes de enfrentá-las e vencê-las.
Ainda que as nossas expectativas sejam as mais assustadoras e sombrias quanto ao futuro, todavia temos um Deus que peleja por nós quando nEle depositamos toda a nossa confiança como na expressão do rei Josafá, quando disse no verso 12: “Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti”.

II.    DESENVOLVIMENTO
A igreja vive numa luta constante travada contra toda sorte de inimigos, mas tem vivido na dependência do Senhor como Josafá viveu. Nesta condição o Senhor nos tem confortado e nos tem orientado em tudo.
A voz do profeta traduz o conselho de Deus para que os Seus filhos obtenham uma vitória completa em todas as suas batalhas.
Vejamos: O PRIMEIRO CONSELHO DE DEUS:

a) “DAI OUVIDOS” – (verso 15)
Dar ouvidos à voz do Senhor é a certeza da vitória, pois isso nos traz ânimo na caminhada e certeza de prevalecer em todas as nossas batalhas. É a voz do Senhor que anima o Seu povo a confiar nEle e estar na posição de vencedor, pois a nossa luta pertence ao Senhor. Crer no que Deus fala é segurança e prosperidade, como na expressão do rei Josafá no verso 20. “Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis”.
Vejamos: O SEGUNDO CONSELHO DE DEUS:

b) “PARAI, ESTAI EM PÉ” – (verso 17a)
Quando deixamos Deus pelejar por nós nas lutas que enfrentamos, nada mais precisamos fazer senão parar para contemplarmos o grande livramento, a grande salvação do Senhor para conosco.
Estar em pé nessa contemplação, é para que o os nossos olhos vejam a extensão do campo de batalha e nele todos os nossos inimigos derrotados, pois o Senhor vence por nós todos os nossos inimigos. Estar em pé é, também, para que vejamos a grandeza da vitória que Deus tem para nós.
Vejamos: O TERCEIRO CONSELHO DE DEUS:

c) “AMANHÃ, SAÍ-LHES AO ENCONTRO” – (verso 17b)
As vitórias que Deus tem para aqueles que nEle confiam estão sempre relacionadas ao amanhã, pois o futuro é desconhecido para o homem, mas não está encoberto aos olhos de Deus. A certeza de um “amanhã” sem medo e sem susto é o fato de que o Senhor será sempre conosco. Sair ao encontro das adversidades com a certeza de que elas serão superadas é o que Deus nos garante hoje através desse conselho. “...não temais, nem vos assusteis...”. O medo e o susto são próprios do dia de hoje, mas a presença do Senhor conosco é a garantia de que serão substituídos pelo amanhã vitorioso.

III. CONCLUSÃO

O LOUVOR QUE CANTA A VITÓRIA – (verso 21)
Nenhum exército sai para a batalha colocando os cantores na linha de frente, porém o exército ali era de anjos de Deus que tinham sido enviados para pelejar pelo Seu povo. Os cantores postos em ordem pelo rei Josafá após aconselhar-se com o povo, eram para entoar louvores para o Senhor, pois a vitória viria dEle.
O motivo daquele louvor era porque a benignidade do Senhor “dura para sempre” e não duraria somente naquele momento ali. Esse é o mesmo motivo do nosso louvor hoje, pois somos alvo de uma benignidade de Deus que dura para sempre representada na salvação eterna de nossas vidas.
O louvor é o cântico da vitória e ele vai à frente, porque nas batalhas que o Senhor peleja por nós Ele nos garante a vitória por antecipação. Cantamos esse louvor mesmo nas horas das lutas pela certeza que temos da vitória que o Senhor nos garante.
Hoje aqui neste primeiro dia do novo ano podemos ter já garantida a vitória em todas as batalhas do nosso amanhã, confiando plenamente no poder de Deus. Prova disso é que o ano que passamos Deus nos deu nele muitas vitórias. Aleluia! Glória a Deus!
A maior de todas as lutas é aquela que enfrentamos contra a morte eterna e contra ela não temos que pelejar, pois alguém já a venceu por nós e esse alguém é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois venceu a morte e deu-nos a vitória sobre ela, ao ressuscitar no terceiro dia dando-nos vida eterna.

ORIENTAÇÕES : VIGIÍLIA 31/12/2012

ORIENTAÇÕES: VIGÍLIA 31/12/2012

Esta Carta Circular, contendo as orientações para o culto de vigília do dia 31/12/2012, ficará à disposição do Pastor / Obreiro (Não deve ser lida para a Igreja).

OBSERVAÇÕES
1º.  O culto terá o seu horário de início a critério do pastor e se encerrará no máximo à 00h05 (zero hora e cinco minutos);
2º.  Não há lugar para pessimismo nem para cobranças, lembrando que tanto crentes quanto visitantes precisam de uma palavra de esperança, transmitida com amor pelos pastores;
3º.  A palavra deverá ser exposta de forma clara e objetiva.

RECOMENDAÇÕES FINAIS
1º.  A Igreja deverá participar do louvor e adoração com crianças, adolescentes, grupo de senhoras e toda a Igreja, tanto no início do culto quanto no seu final. Reservar 10 (dez) minutos antes da meia noite com palavras de vitória e glorificação do povo e manifestações de dons, lembrando que à meia noite a igreja deverá estar de joelhos glorificando ao Senhor pela chegada do novo ano.
2º.  Lembramos aos obreiros não ultrapassar o horário de 3 (três) minutos após a meia noite. Recomendamos sobre os perigos e cuidados nas ruas, que se evite permanecer em veículos estacionados para concluir conversas ou assuntos que poderão ser tratados em outras ocasiões.
3º.  Recomende à Igreja os cumprimentos com votos de Feliz Ano Novo, que devem ser estendidos a familiares que ficaram em casa, sejam eles crentes ou não crentes.
4º.  Lembramos que a mensagem da vigília será transmitida por satélite somente para as igrejas cujo pastor ou ungido estiver ausente.


 ORIENTAÇÕES PARA AS IGREJAS EM QUE O PASTOR / UNGIDO NÃO ESTEJA PRESENTE - MENSAGEM VIA SATÉLITE

- 23:25h às 23:50h (25 minutos): Mensagem via Satélite;
- 23:50h à 00:00h (10 minutos): Encerramento Igreja Local;
- 00:05h (zero hora e cinco minutos): Bênção apostólica via satélite, apenas para as igrejas em que o pastor não está presente.

OBSERVAÇÕES:
  • Todos os horários informados nesta carta circular, são do Horário Brasileiro de Verão;
  • Haverá retransmissão da mensagem via satélite para as regiões Norte e Nordeste.

Atenciosamente;
A Secretaria.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

MENSAGEM ESPECIAL 5 - JUSUS GLORIFICADO

JESUS GLORIFICADO

Lucas 9.58
“E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.”

INTRODUÇÃO
Deus enviou o Seu Filho ao mundo para salvar o homem e resgatá-lo para a vida eterna. Nasceu, viveu, morreu e ressuscitou segundo o Evangelho da Bíblia Sagrada.

ASPECTO HISTÓRICO – JESUS HISTÓRICO
As pessoas, o mundo e uma grande maioria do cristianismo conhecem e falam de um Jesus histórico, referindo-se aos eventos do seu nascimento (Natal) e de sua morte (Paixão). E para tanto utilizam toda sorte de liturgia, figuras, encenações e ritos que não vão além de homenagens merecidas à figura de um morto importante.
Um outro lado tem sido esquecido, um aspecto que, na verdade, é o mais importante do projeto de Deus, que trata da sua ressurreição, que fala e vive a experiência do Deus que está vivo.
Neste aspecto, a ideia que se tem a respeito de Jesus retrata a figura de uma pessoa que é capaz de atrair para si simpatizantes por sua beleza ou por sentimentos de piedade.
No primeiro caso, a religião mostra a figura de um homem de beleza física ímpar, cujas feições e aspectos físicos gerais são retratados em desenhos, pinturas, figuras e imagens, típicos da beleza física incomum, tais como: cabelos loiros, olhos azuis e esverdeados, rosto de medidas perfeitas, pele clara, enquanto que em outras ocasiões a figura é de um desesperado, quase mendigo, triste, derrotado, carente da compaixão alheia, um pedinte.

ASPECTO PROFÉTICO – SUA HUMANIDADE
O aspecto profético de Jesus descrito na Bíblia, tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento, apresenta a figura do Salvador em duas fases:
1) No Velho Testamento o profeta Isaías aponta-o como o homem que Deus enviaria ao mundo para que, da forma mais simples, através de sua humanidade, falasse do projeto de salvação para o homem.
Nesse aspecto é bom se reportar aos escritos do profeta Isaías, que profetizou sobre o seu nascimento, sua vida, ministério, morte e ressurreição. O profeta Isaías se refere a Jesus abordando vários aspectos de sua humanidade:
- Raiz de uma terra seca;
- Não tinha parecer nem formosura;
- Ninguém fazia caso dele;
- Mais desprezado e indigno entre os homens;
- Homem de dores, experimentado em trabalhos;
- Como um cordeiro, ovelha muda, levado ao matadouro;
- Varão de dores – “... ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar ...” (Is 53:10).
O profeta se refere não somente à sua humanidade no sentido físico do seu sofrimento e dor, mas também sob o aspecto moral (oprimido, desprezado) e social (trabalhos).
2) No Novo Testamento, o relato dos Evangelhos confirma toda a profecia embutida no Velho Testamento a respeito de Jesus, apontando suas lutas, aflições, experiência de vida, seu ministério de três anos, morte e ressurreição. “... as raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mt 8:20).

JESUS GLORIFICADO – EM NOSSOS DIAS
A visão profética da igreja dos nossos dias aponta para a figura de Jesus revelado, cuja descrição fala da sua glorificação com todos os títulos gloriosos a Ele conferidos na Eternidade, através do texto de Apocalipse.
A humanidade de Jesus foi a forma mais simples que Deus, o Pai, buscou para revelar o seu amor ao homem, ainda que na descrição apocalíptica a sua figura tenha sido totalmente mudada para que a igreja dos nossos dias o adore como Senhor Glorificado.
Toda descrição embutida no Velho Testamento e no Novo Testamento, que fala da sua humanidade testemunhada nos Evangelhos, comparada com a descrição feita por João, aponta para a igreja dos nossos dias, a figura de Jesus Glorificado, descrita no livro de Apocalipse.
HUMANIDADE
GLORIFICADO

Vestes desalinhadas, desgastadas pelas longas caminhadas no deserto
Vestes talares, vestes sacerdotais
Sacerdócio pleno (Eterno)
- Sacerdote
Humilhado – Rei dos judeus – coroa de espinhos
Cinto de ouro
Autoridade para triunfar sobre a morte
Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. “... se assenta como Rei, perpetuamente.” Sl 29:10
- Profeta
- Rei
Cabelos desgrenhados, ressecados pelos ventos, sol causticante do deserto
Cabelos brancos
Pensamentos santos – projeto eterno
- Homem
Olhos tristes – antevendo o seu sacrifício
Chorou na morte de Lázaro
Perseguido pelas autoridades
Olhos como chamas de fogo – poder para ver tudo e todos, inclusive o que vai no coração do homem.
Onisciente, Onipresente e Onipotente

Pés empoeirados pelas longas caminhadas – homem de dores, experimentado nos trabalhos
Pés como latão reluzente, refinados na fornalha
Pés que se apressam para julgar o mundo e justificar o homem de todo pecado
- Juiz
Como cordeiro levado ao matadouro e como ovelha muda perante os seus tosquiadores
Voz de muitas águas
Voz de poder
“A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano.” Salmo 29:5
- Autoridade
Desprezado e o mais indigno entre os homens.
Como raiz de uma terra seca era sem beleza e sem formosura
Rosto como o sol resplandecente.
Honra, glória e poder ao Deus Filho
- Domínio Eterno


NOSSO SALVADOR
É dessa forma que a Igreja Fiel reconhece e adora o Senhor Jesus.

MENSAGEM ESPECIAL 4 - DEUS CONOSCO

Tema:NATAL: DEUS CONOSCO

Mateus 1:22-23
“Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco.”

INTRODUÇÃO
                Natal é uma palavra usada referindo-se a nascimento, com o tempo quando é mencionada, se associa ao nascimento do Senhor Jesus, portanto uma data comemorada universalmente de diversas formas pelos cristãos. Seu valor histórico influenciou de tal modo o mundo, que marcou uma fase nova na relação do homem com Deus nos dois últimos milênios, tornando propício da parte de Deus o processo e oportunidade de salvação oferecida a todos os homens.
                O texto do evangelho de Mateus, capitulo primeiro, versos vinte e dois e vinte e três que acabamos de ler, se refere ao nascimento de Jesus como uma prova do desejo de Deus de manifestar Sua presença no mundo.
                Portanto, o Natal fala do nascimento de Jesus, e o seu verdadeiro significado está relacionado com “Deus conosco” na pessoa de seu amado filho, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
                Dentre os grandes eventos narrados nas Escrituras com ênfase pelos profetas do Velho testamento relativos ao cristianismo podemos apontar, no Novo Testamento, dois destaques pontuais no projeto de Deus para a salvação do homem: o primeiro diz respeito ao nascimento do Senhor Jesus. O Segundo envolve um projeto relacionado com o arrebatamento da igreja.

1. A PRESENÇA DE DEUS NO MUNDO
                A Bíblia fala das muitas manifestações da presença de Deus no mundo desde a criação de todas as coisas em que Ele, como O Criador, apresentou-se dentro dos atributos do Deus Onipotente, Deus Onipresente e Deus Onisciente.
                Onipotente, porque é o único que possui todo o poder;
                Onipresente, porque é o único que está presente ao mesmo tempo em todo o lugar;
                Onisciente, porque conhece todas as coisas.

2, O NOME EMANUEL, QUE SIGNIFICA: “DEUS CONOSCO”.
                No texto que lemos em Mateus 1:22-23, a Bíblia fala agora do nascimento do Senhor Jesus como um momento no projeto de Deus que Lhe aprouve manifestar ao mundo todos os Seus atributos concentrados em uma só pessoa, que é a pessoa bendita do Seu Amado Filho, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Jesus é o “verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós”. (João 1:14).

3. O CUMPRIMENTO DA PROFECIA
                “Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta,”.
                Os profetas eram homens que transmitiam a vontade Deus ao povo. Cumpriu-se no nascimento de Jesus a profecia de Isaías 7:14 que traduzia a vontade Deus de manifestar-se ao mundo dentro de um plano de salvação para o homem. Aprouve a Deus fazer isso executando o projeto eterno de salvação para o homem através do Seu Amado Filho. Jesus viria a este mundo e seria concebido, por obra e graça do Espirito Santo, por uma virgem de Nazaré da Galiléia e trazido à luz do dia para ser chamado de “Deus Conosco”.
                Coube ao profeta Isaías o glorioso anúncio do nascimento de Jesus na condição de uma manifestação da vontade Deus, no sentido de que a presença de Deus no mundo fosse colocada a disposição do homem e ele pudesse se apropriar dos atributos de um Deus fisicamente presente no mundo para estar ao seu lado.

4.1 - JESUS, O DEUS ONIPOTENTE.
                A manifestação da onipotência de Deus se dá através da pessoa do Senhor Jesus. Jesus é o centro de todo o projeto em que Deus se relaciona com o homem.
João 1:3 – “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”.
Hebreus 1:3 – “(...) e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, (...);”

Jesus estava presente na criação como parte da Trindade.
João 1:1 – “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
João 1:2 – “Ele estava no princípio com Deus”.

                Jesus se revela à igreja como o Todo Poderoso: reeditando nEle o projeto do Pai.
Mateus 28:18 – “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra;”.
                Toda a obra criadora foi feita foi em função de Jesus.
João 1:3 – “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. Rom 11:36 – “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.
                Não há limites na operação do seu poder. Ele é poderoso em tudo.
Mateus 20:32 – “E Jesus, parando, chamou-os e disse: Que quereis que vos faça?”
                O poder de fazer o mar aquietar-se.
Marcos 4:39 - “E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança”.
                O poder de trazer Lázaro para fora da sepultura:
João 11:43 -  “E, tendo dito isso, clamou com grande voz: Lázaro, vem para fora”.

4.2 - JESUS, O DEUS ONIPRESENTE.
O aspecto da onipresença de Deus é muito importante no processo da salvação, porque a salvação está relacionada com a presença de Deus na vida do homem, para caminhar com ele. Isso a Bíblia chama de Emmanuel, que significa “Deus conosco”. Ele é o Deus que se coloca junto com o homem na pessoa de Jesus e, ao fazer isso ele se revela em todos os seus atributos na obra criadora e da obra redentora. Ai está a grande maravilha do poder de Deus.

Como onipresente Deus transcende em todos os espaços da Terra. Ele não está sujeito às limitações e sua presença está em harmonia com todas as coisas. O que é transcender? É aquilo que está além do nosso nível de conhecimento. O conhecimento de Deus está muito além no nosso nível de conhecimento.

Salmo 139:7 – “Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?”
Salmo 139:10 – “até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá”.

Jesus veio ao mundo para marcar a presença de Deus no lugar mais impenetrável da vida do homem que é o seu coração. Ele fez isso curando os enfermos, abrindo os olhos aos cegos, fazendo andar os paralíticos, ressuscitando os mortos e multiplicando os pães para saciar a multidão.
O nome Emmanuel dado a Jesus era a marca visível do Deus presente para salvar e curar a alma do homem libertando-a das garras do pecado. É o nome do Deus presente na Terra que veio para passar por todas as amarguras que o homem passa neste mundo e dar-lhe vitórias sobre todas elas.
Como o Deus onipresente Jesus se propõe a ocupar todo o espaço do coração do homem fazendo nele morada ao dizer: “(...) Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada”. – João 14:23

4.3 - JESUS, O DEUS ONISCIENTE.
A onisciência está relacionada ao conhecimento que Deus tem de todas as coisas. Ele sabe de tudo o que acontece e nada escapa de seu conhecimento.
Provérbios 15:3 – “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.
Salmo 139:1-2 – “SENHOR, tu me sondaste e me conheces”. “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento”.
Jesus veio ao mundo para ser o único que conhece o coração do homem e suas mais íntimas necessidades.
Ele conheceu a dor da viúva de Naim quando a viu chorando pela morte de seu filho. (Lucas 7:12-13)
Conheceu o motivo da angustia da mulher samaritana que lutava com um problema dentro do seu lar e alcançou-a com a sua salvação. (João 4:16-18)
Com o seu olhar compassivo olhou para Pedro no pátio do palácio naquela hora da noite e avaliou a sua dor através do choro amargo de seu arrependimento. (Lucas 22:61-62)
Sentiu a dor do pranto dos que estavam diante do túmulo de Lázaro, expressando essa dor com lágrimas nos seus olhos. (João 11:35).
Conheceu que dele saiu virtude quando a mulher do fluxo de sangue tocara na orla de suas vestes. (Lucas 8:46)
Deus conosco é ter no coração a presença deste Jesus que conhece todas as nossas necessidades, pois ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos. É ter um Deus conosco.

CONCLUSÃO – EMANUEL: DEUS ESTÁ CONOSCO!
                O Natal, portanto representa para nós muito mais que um grande acontecimento histórico, é a certeza de que com a vinda de Jesus a este mundo, ao cumprir a profecia do profeta Isaías, o Deus onipotente, onipresente e onisciente passou agora a habitar com os homens na pessoa de seu bendito Filho, nosso amado Senhor Jesus Cristo.
O Natal nos traz à memória o fato de que a profecia continua se cumprindo à medida que nos apropriamos desses gloriosos atributos de Deus na pessoa do Senhor Jesus, recebendo-o nos nossos corações como o suficiente salvador das nossas almas. O Seu poder em nós, a sua presença em nosso meio e o seu conhecimento das nossas necessidades nos provam o seu grande amor para conosco, na pessoa de Jesus a quem podemos chamar de Emanuel, Deus conosco.

É NATAL – Deus está conosco!