terça-feira, 21 de maio de 2013

AVISOS DA SEMANA - SATELITE

AVISOS

1. NÃO HAVERÁ TRANSMISSÃO DO ASSUNTO PARA A REUNIÃO DE SENHORAS DOS DIAS:
- 29 DE MAIO DE 2013  (5ª QUARTA-FEIRA DO MÊS)
- 05 DE JUNHO DE 2013.  (1ª QUARTA-FEIRA DO MÊS)
OS TEMAS DAS MENSAGENS SERÃO DE LIVRE ESCOLHA.
LEMBRAMOS QUE AS REUNIÕES OCORRERÃO NORMALMENTE NA IGREJA LOCAL.

2. INFORMAMOS QUE NESTA SEMANA, SERÃO TRANSMITIDAS VIA SATÉLITE MENSAGENS SOBRE O ASSUNTO DO MÊS PARA:

-REUNIÃO DE JOVENS E OBREIROS (SÁBADO)
-ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
 
A PRÓXIMA TRANSMISSÃO DOS ESTUDOS BÍBLICOS SERÁ NO DIA 03/06/2013
ESTUDO BÍBLICO PARA CRIANÇAS E INTERMEDIÁRIOS
ASSUNTO: A MUDANÇA DE VIDA (A MULHER SAMARITANA)
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 4
LIÇÃO: 03 (26/05/2013)
A MULHER SAMARITANA VINHA AO POÇO TODO DIA PARA BUSCAR UMA ÁGUA QUE SE ACABAVA LOGO. COMO JESUS FALOU PARA ELA SOBRE UMA ÁGUA DIFERENTE DA QUE ELA CONHECIA?
RESPOSTA – JOÃO 4:14

ESTUDO BÍBLICO PARA ADOLESCENTES
ASSUNTO: A MUDANÇA DE VIDA (A MULHER SAMARITANA)
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 4
LIÇÃO: 03 (26/05/2013)
QUANDO A MULHER SAMARITANA CONTOU QUE TINHA ENCONTRADO O DOM DE DEUS, QUAL FOI A ESCOLHA DOS HOMENS DE SAMARIA?
RESPOSTA – JOÃO 4:41-42

domingo, 19 de maio de 2013

RESPOSTA EBD - 18 DE MAIO DE 2013


 ESTUDOS BIBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 18-19/mai/13
            - ASSUNTO: JESUS, O BOM PASTOR
            - TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 10:1-5

ATIVIDADE:
IDENTIFICAR A DIFERENÇA ENTRE A FIGURA DO BOM PASTOR E DO LADRÃO E SALTEADOR, CONFORME JOÃO 10:1-5.
COMENTAR A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUÇÃO
            Quando o Senhor Jesus comparou os seus servos com ovelhas, o fez com muita propriedade, pois é uma comparação muito precisa. O Senhor deseja ver nos seus servos as mesmas características que as ovelhas possuem, por exemplo;
·         A ovelha é um animal simples e manso;
·         A ovelha não tem defesa própria e não é agressiva;
·         Ela é um animal dependente e não sobrevive sozinha;
·         A ovelha é um animal gregário (vive em grupos) e sociável;
·         É um animal que aprende a reconhecer a voz do seu pastor;
·         Ela segue o seu pastor aonde ele vai; e
·         É um animal limpo, que não gosta de lama.

            O Senhor Jesus se identifica com o Bom Pastor, sendo o Pai, o dono do aprisco das ovelhas. O Espírito Santo é o porteiro, é aquele que abre a porta (Jesus) do redil para as ovelhas entrarem. Pois é o Espirito Santo quem conhece e revela Jesus.
O redil, ou curral, que é o lugar de descanso das ovelhas, fala da igreja e da Obra. O redil tem somente uma porta, que é Jesus, e só entra por esta porta aquele a quem o Espírito Santo abrir (revelar). Aquele que entra por ela, salvar-se-á (João 14: 6). Todos os que entram pela porta, encontram descanso, segurança, liberdade e alimento para suas vidas, e através da comunhão com o Senhor, aprendem a reconhecer sua voz a fim de segui-lo para sempre, pois Ele é o Bom Pastor.

I - DIFERENÇA ENTRE A FIGURA DO BOM PASTOR E DO LADRÃO E SALTEADOR, CONFORME JOÃO 10:1-5.

O BOM PASTOR
“...entra pela porta (do curral das ovelhas)...”. (vs.2)
1.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Quem abriu a porta do verdadeiro aprisco das ovelhas foi o Senhor Jesus, quando entrou nos deu entrada à presença do Pai pelo seu próprio sangue (Heb. 9:12 – Luc. 23:45-46) através da sua morte na Cruz. Qualquer outro tenta entrar no aprisco por outra parte (Luc. 10:1), mas o Senhor Jesus é o único autorizado pelo Espirito Santo a dar às ovelhas o acesso ao aprisco. NÃO HÁ OUTRA ENTRADA PARA O APRISCO.
A diferença está no ensinamento: o assunto de Jesus é a porta, porque a porta é a salvação. Mas o ladrão, ao contrário, vem com outros assuntos. Muitos que vêm até em nome de Jesus, seitas, líderes, mas não entram pela porta, não têm compromisso com a porta, porque não têm compromisso com a salvação.

O LADRÃO E SALTEADOR
“...mas sobre por outra parte (do curral das ovelhas) ...”. (vs.1)
1.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Outra parte: substituição do Senhor Jesus por outro meio de salvação. A porta é Jesus, a outra parte é o substituto de Jesus. Qualquer outra coisa ou pessoa que substitua o Senhor Jesus é ladrão e salteador. Quem não entrar por Jesus, automaticamente fez opção por outra entrada.
Não entra pela porta porque não tem a chave: a revelação.
Usa outras formas para entrada no aprisco. Muitos caminhos, muitos meios, muitas portas. Muitos projetos. Aquele que anuncia outro projeto é ladrão e salteador. Exemplo, em vez de entrar pela porta da salvação pela graça, entra pela porta da salvação pelas obras. Em vez de entrar pela porta do espiritual entra pelo material. Não entra pela porta da Biblia, mas da tradição religiosa.
A entrada por outra parte: outros meios de salvação. Entrar por outra parte é entrar pela mente, pelos argumentos, pela razão, pela idolatria, pela feitiçaria, pelo folclore. O ladrão e salteador entra pela porta da heresia, da falsa doutrina.

O BOM PASTOR
“A este o porteiro abre...” (vs.3)
2.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. O porteiro é o ESPIRITO SANTO, pois só ELE conhece o Senhor Jesus e O revela à sua igreja. (I Cor. 12:3)

“...as ovelhas ouvem a sua voz...” (vs.3) - a ovelha não enxerga muito bem ao longe, mas tem boa audição.
3.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. As ovelhas do Senhor Jesus dão ouvidos àquilo que é revelado pelo Espirito Santo. Através dos dons espirituais a igreja ouve a voz do Senhor e caminha na revelação do Espirito Santo.

“...chama pelo nome às suas ovelhas...” (vs.3) - Na entrada e saída do aprisco o pastor conta o número das ovelhas do seu aprisco para ver se falta alguma e quando falta uma vai em busca dela.
4.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. As ovelhas do Senhor Jesus têm nome porque ELE escreveu o nome delas no livro da vida. Por isso é que Ele conhece as suas ovelhas. O Senhor Jesus colocará as suas ovelhas à sua direita e lhes dirá: “Vinde benditos de meu Pai...”. (Mat. 25:34). O SENHOR FALA COM A IGREJA.

“...e as traz para fora...” (vs.3) - Trazer para fora do aprisco é conduzir as ovelhas para o lugar onde estão as pastagens.
5.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. O pasto é o alimento da ovelha e Jesus é o pão da vida. A pastagem com Jesus é sempre verdejante, ou seja, o alimento que ELE nos oferece é sempre farto e sustenta a nossa alma. Ele é o Pão da Vida, porque Ele é quem nos dá a vida eterna e, como o bom pastor ELE nos deu a sua vida.

O LADRÃO E SALTEADOR
“A este o porteiro NÃO abre...” (vs.3)
1.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. O Espirito Santo não revela outra porta: a porta do argumento, da razão, da cultura. Argumentos para convercer pela razão. O ladrão e salteador força (arromba) a porta, usando seus meios de convencimento. O aprisco é o Reino e não se entra nele por força.

2.      “...as ovelhas NÃO ouvem a sua voz...” (vs.3)
APLICAÇÃO PROFÉTICA. O ladrão e salteador é também chamado de “o estranho” (vs. 5). Aquele cuja voz é sutil e enganadora. A voz que a ovelha do Senhor Jesus foge dele. O ladrão e salteador não tem revelação, não tem dons espirituais.

“...NÃO chama pelo nome às suas ovelhas...” (vs.3)
3.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não as chama pelo nome porque não as conhece. Abandona-as à sua própria sorte e nem quer saber delas. Não tem compromisso com o cuidado delas.

“...e NÃO as traz para fora...” (vs.3)
4.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não as traz para fora para as pastagens, porque não tem alimento para elas. Não tem o Pão da Vida, mas o pão que perece.

O BOM PASTOR
“...vai adiante delas....” (vs.4)
6.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. A direção do Espirito Santo é que garante às ovelhas do Senhor Jesus o alimento que as sustenta na caminhada. Tudo é revelado pelo Espírito Santo com antecedência.

“...as ovelhas o seguem,....” (vs.4)
7.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Seguir a Jesus é andar no caminho, pois Jesus é o Caminho. Seguir a Jesus é consultar a SUA vontade em tudo. Não seguem pela aparência, mas pela voz. A igreja não vê o Senhor Jesus fisicamente, mas ouve a Sua voz através da revelação do Espirito Santo.

“...conhecem a sua voz,...” (vs.4)
8.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Têm o conhecimento de Jesus através da revelação. Quem conhece a revelação do Espírito Santo não dá ouvidos à voz de estranhos. (João 10:5).

O LADRÃO E SALTEADOR

“...NÃO vai adiante delas....” (vs.4)
5.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não tem direcionamento para as ovelhas, pois não tem a direção, não tem rumo certo. A revelação vem sempre primeiro, mas a razão vem sempre depois.

“...as ovelhas NÃO o seguem,....” (vs.4) -  - “...NÃO seguem o estranho,...” (vs.5) -
6.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. Não anda no caminho, porque não conhece O Caminho. Não usa consultar a vontade do Senhor, mas a própria vontade. As ovelhas não seguem o ladrão e salteador, porque Ele é estranho ao rebanho, embora com aparência de pastor.

- “...NÃO conhecem a sua voz,...” (vs.4)
 - “...NÃO conhecem a voz de estranhos,...” (vs.5) -
7.      APLICAÇÃO PROFÉTICA. A voz do Bom Pastor é mansa e delicada, mas a voz do estranho é barulho ao ouvido da ovelha. Ovelha se assusta facilmente ao som de barulho e isso causa dispersão no rebanho. O estranho não tem revelação, mas somente razão e argumentos e as ovelhas do Senhor Jesus não conhecem a voz da razão, mas da revelação e por isso não se dispersam.

sexta-feira, 17 de maio de 2013

ESTUDO SENHORAS - 22/05/2013

ESTUDOS BÍBLICOS PARA SENHORAS – 22/maio/13
            – ASSUNTO: O CONSOLADOR.
            – TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 14:16

O SENHOR JESUS NOS ENVIOU O ESPIRITO SANTO, O CONSOLADOR. FALAR SOBRE OS BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA, CONFORME TEXTOS:
JOÃO 14:16, JOÃO 14:26, JOÃO 15:26, E JOÃO 16:7.
==============================================
LEITURA DO TEXTO: – João 14:16 – (JFA-ERC-1995)
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,”.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

NOTA: as informações deste estudo servirão para facilitar a composição da mensagem a ser elaborada pela irmã responsável pela Palavra no dia da reunião.

INTRODUÇÃO
O nome Consolador no original na língua grega é a palavra: PARÁCLETO. Esta palavra significa: CHAMADO PARA ESTAR AO NOSSO LADO. Trata-se do mesmo nome aplicado à palavra “ADVOGADO” na citação de I João 2:1. “Temos um advogado junto ao Pai…”, ou seja, aquele que foi chamado para star ao nosso lado advogando a nossa causa.

Esta mensagem fala sobre a benção da presença do Espirito Santo na vida da igreja, como aquele que foi enviado pelo Senhor Jesus para dar continuidade à Obra redentora do Senhor Jesus em favor da igreja e santificar a igreja preparando-a para entregá-la ao Senhor Jesus no dia do arrebatamento dela.
Na qualidade de “Consolador”, o Espirito Santo foi enviado para estar ao lado da igreja a fim de confortá-la e sustentá-la nas suas lutas e provas pelas quais ela passa ao longo de sua existência. Ele foi enviado para assistir a igreja nas horas de aflição. Enxugar o pranto da tristeza do pecado substituindo pela alegria da salvação, que é a alegria do Espírito Santo. Ele veio para interagir com a nossa alma, a alma remida, aquela que foi lavada por ele.
O Consolador veio a nós, enviado pelo Senhor Jesus quando foi para o céu, pois como Pessoa da Trindade é Ele quem dá consumação, ou seja, quem vai concluir a Obra que o Pai iniciou na Criação, que o Filho deu continuidade na Redenção e agora o Espirito Santo consuma essa Obra na santificação da igreja (16:7).
Portanto não se trata de alguém escolhido pelos homens para ser o representante de Cristo na Terra, pois esse representante é o Espirito Santo enviado da parte do Pai pelo Senhor Jesus como o Consolador.

BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO CONSOLADOR NA VIDA DA IGREJA, CONFORME OS TEXTOS:

FICAR CONOSCO PARA SEMPRE – JOÃO 14:16 “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,”.
A expressão outro Consolador significa outro semelhante ao Senhor Jesus. Ao longo de toda a existência da igreja nunca faltou a presença consoladora do Espirito Santo todos os dias na vida igreja, pois é por causa do Seu consolo que os irmãos da igreja perseguida iam para as cruzes, fogueiras ou arenas cantando louvores ao nome do Senhor. É o Espirito Santo quem consola a igreja nos seus últimos dias quando as opressões deste mundo tentam impedir que ela seja preparada para o seu arrebatamento.
O Espirito Santo fica ao lado da igreja não somente no tempo de existência dela neste mundo, mas também na eternidade, porque Ele é quem vai entregar a igreja nas mãos do Senhor Jesus no seu arrebatamento e permanecerá eternamente com ela.

ENSINAR-NOS TODAS AS COISAS e FAZER-NOS LEMBRAR TUDO QUANTO NOS TEM DITO – JOÃO 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”.
O ESPIRITO SANTO é o mestre por excelência, pois o seu maior ensino a igreja recebe nas horas do conforto nas aflições, pois através das operações do Espirito Santo a nossa fé é fortalecida e as nossas experiências com o Senhor são multiplicadas.
É o Espirito Santo quem nos faz lembrar as promessas de bênçãos do Senhor Jesus sobre a igreja, e nos reitera essas promessas, sendo que a principal delas é que um dia Jesus voltará para buscar a sua igreja. É Ele quem nos faz guardar a palavra do Senhor Jesus no nosso coração e torna-nos capazes de coloca-la em prática.

TESTIFICAR DE JESUS – JOÃO 15:26 “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.

Todo o conhecimento que temos do Senhor Jesus é através da revelação do Espirito Santo. É Ele quem nos revela o caráter salvador do Senhor Jesus. Revela um Jesus que salva, cura e batiza com o Espirito Santo. Testificar do Senhor é a ação do Espirito Santo no sentido de manifestar Jesus no meio da igreja através dos sinais, dos dons espirituais e toda forma de operações, libertações e vitórias concedidas pelo Espirito Santo na igreja. O Espirito Santo é aquele que testifica do Senhor Jesus, pois Ele é o único que conhece plenamente o Senhor Jesus e revela o caráter do Senhor Jesus como o Senhor e salvador da igreja fiel.

O ENVIO DO CONSOLADOR – JOÃO 16:7 “Todavia, digo-vos a verdade: que vos convém que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei

O Senhor Jesus foi o único que pôde “enviar o Consolador”, pois foi Jesus quem derramou o seu sangue na cruz. O sangue de Jesus representa a vida que ele trouxe para nós da eternidade e essa vida a igreja tomou posse dela ao ser batizada com o Espirito Santo no Pentecostes. Agora, enquanto o Espírito Santo permanece com a igreja aqui na Terra intercedendo por ela com gemidos inexprimíveis (Rm.8:26), o Senhor Jesus está assentado à direita do Pai intercedendo também por nós (Rm.8:34). Os gemidos inexprimíveis são para expressar a nossa dor e aflição por vivermos as tribulações da vida presente. O direito de estar à direita do Pai foi reservado exclusivamente ao Senhor que foi aquele que fez por nós o sacerdócio eterno, através de sua morte e ressurreição. O Senhor Jesus enviou unicamente o Espirito Santo para falar em nome dEle e somente a igreja fiel consegue entender isso, porque ela ouve a voz do Senhor Jesus através da revelação do Espirito Santo.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

PRORROGADO PRINCIPIANTES

Governador Valadares, 15 de maio de 2013
 

COMUNICADO Nº 025/2013
 

Aos Pastores e Igrejas da Região Vale do Rio Doce;
 

Assunto: PRORROGAÇÃO DA DATA - PRINCIPIANTES
 

Informamos a todos que o Seminário de Principiantes que seria no dias 08 e 09/06/2013 foi adiado para os dias 22 e 23/06/2013.
 

Fraternalmente,
 

SECRETARIA REGIONAL VRD

terça-feira, 14 de maio de 2013

PERGUNTAS DA SEMANA 22/05/2013

ESTUDOS BÍBLICOS PARA SENHORAS –  ESTUDO PARA O DIA 22/maio/13
ASSUNTO:  O CONSOLADOR
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 14:16
O SENHOR JESUS NOS ENVIOU O ESPÍRITO SANTO, O CONSOLADOR.
FALAR SOBRE OS BENEFÍCIOS DO ESPIRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA, CONFORME TEXTOS:
- JOÃO 14:16
- JOÃO 14:26
- JOÃO 15:26
- JOÃO 16:7
 
ESTUDOS BÍBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS
ASSUNTO: JESUS, O BOM PASTOR
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 10:1-5
IDENTIFICAR A DIFERENÇA ENTRE A FIGURA DO BOM PASTOR E DO LADRÃO E SALTEADOR CONFORME JOÃO 10:1-5.
COMENTAR A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

ESTUDOS BÍBLICOS DOMINICAL
ASSUNTO: JESUS, O BOM PASTOR
TEXTO FUNDAMENTAL: JOÃO 10:1-5
IDENTIFICAR A DIFERENÇA ENTRE A FIGURA DO BOM PASTOR E DO LADRÃO E SALTEADOR CONFORME JOÃO 10:1-5.
COMENTAR A APLICAÇÃO PROFÉTICA.

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CRIANÇAS
ASSUNTO: OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM SANTIFICAÇÃO
TEXTO FUNDAMENTAL: LUCAS 19:1-10
LIÇÃO: 02
QUANDO ZAQUEU ESTAVA EM CIMA DA FIGUEIRA, PROCURANDO VER QUEM ERA JESUS, O QUE JESUS DISSE QUE FEZ ZAQUEU FICAR MUITO ALEGRE?
RESPOSTA: LUCAS 19:5-6

ESTUDOS BÍBLICOS PARA ADOLESCENTES
ASSUNTO: OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM SANTIFICAÇÃO
TEXTO FUNDAMENTAL: LUCAS 19:1-10
LIÇÃO: 02
O QUE ZAQUEU FEZ, MOSTRANDO QUE TINHA RECEBIDO A SALVAÇÃO QUE JESUS VEIO TRAZER PARA NÓS?
RESPOSTA: LUCAS 19:8

CONVOCAÇÃO 5º PERÍODO



Irmãos, a paz do Senhor.  SOBRE 5º PERÍODO

O Senhor mostrou que todos os jovens integrados (independente do seminário) e pessoas que acompanham o trabalho deveriam subir no quinto período.

É necessária ampla divulgação, ligar, etc, para que nenhum jovem fique. Todos devem subir.

Fraternalmente,

segunda-feira, 13 de maio de 2013

INTERCESSÃO ININTERRUPTA

Vila Velha/ES, 13 de maio de 2013
 

CIRCULAR N.º 062/13
 

INTERCESSÃO ININTERRUPTA
 

Convocamos os pastores para que coloquem suas igrejas em oração incessante  pela Obra e pelo Presbitério a partir da 00h de amanhã, terça-feira, dia 14/05/2013,  até às 12h de sábado, dia 18/05/2013.
 

A Paz do Senhor
 

A Secretaria.

domingo, 12 de maio de 2013

SUGESTAO DE MENSAGENS - 11 DE MAIO DE 2013


1ª. MENSAGEM – JESUS, A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA
“Pelo que também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido”. I Pedro 2:6.

NA ESCRITURA SE CONTÉM: profecias sobre o Senhor Jesus como o fundamento da grande edificação espiritual da igreja.
PONHO EM SIÃO: Sião fala profeticamente da igreja. Foi o Pai quem O colocou como o fundamento da igreja.
PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: todo o alinhamento da igreja está baseado no Senhor Jesus. Ele é o ângulo principal da edificação espiritual da igreja.
ELEITA E PRECIOSA: Como pedra eleita, Jesus foi escolhido pelo Pai para nos trazer salvação. Preciosa, porque é a base da edificação.
QUEM NELA CRÊ: a fé fundamentada no Senhor Jesus.
NÃO SERÁ CONFUNDIDO: discernimento do Espirito Santo para escolher Jesus e não outro fundamento.

2ª. MENSAGEM – JESUS VEIO PARA OS SEUS
“Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”, – João 1:11-12

O QUE ERA SEU: o Senhor Jesus veio para aqueles que lhe perteciam. Salvação para um povo que lhe pertencia: Israel. Foram comprados pelo preço do Seu sangue.
NÃO O RECEBERAM: rejeição ao Senhor Jesus consiste num ato em que, mesmo o rejaitando, Jesus morreu também por eles.
A TODOS QUANTOS: uma salvação universal para todos os homens: a igreja.
SEREM FEITOS FILHOS DE DEUS: adoção pela graça embora não tivessem o direito.
AOS QUE CREEM NO SEU NOME: ao aceitar a Jesus e recebê-lo no coração, a rejeição agora é do mundo e do pecado. A Velha Aliança o rejeita, mas a Nova Aliança o recebe como salvador.

3ª. MENSAGEM – JESUS, A BASE DA NOSSA VITÓRIA
“Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs”. – Êxodo 17:12
DESENVOLVIMENTO DA MENSAGEM
Além do ensino de ministério e corpo também se extrai nesta passagem o ensino profético em relação à Pedra Principal de esquina.
Aquela pedra serviu de sustentação para a estrutura do corpo de Moisés, e permitiu-lhe apoiar suas mãos sobre Arão e Hur. Uma verdadeira figura de “corpo bem ajustado” tendo como fundamento a pedra sobre a qual Moises se assentou.
Esse fundamento capacitou as mãos de Moisés que lhe eram pesadas a permanecerem estendidas até que a batalha foi totalmente vencida.
As batalhas são sempre duras e difíceis quando dependemos apenas das mãos do homem, mas quando estamos firmados em Jesus, que é a pedra de esquina, temos todo o sustento necessário para vencermos nossas batalhas.
Sem aquela pedra não haveria vitória. Por isso toda a nossa vida está sustentada e as nossas vitórias estão garantidas em Jesus. Isso é feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.

4ª. MENSAGEM – JESUS, A PEDRA VIVA
“E, chegando-vos para ele – pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” 1 Pedro 2:4.

PEDRA VIVA: O Senhor Jesus ressuscitado.
REPROVADA (REJEITADA) PELOS HOMENS: o homem na razão substitui Jesus por outro fundamento.
PARA COM DEUS: Na revelação do Pai, o Senhor Jesus é insubstituível.
ELEITA: Jesus, o escolhido do Pai para ser o nosso único salvador. Escolhemos o Senhor Jesus pela revelação do Espirito Santo.
PRECIOSA: o valor inestimável do Senhor Jesus, revelado pelo Espirito Santo.

5ª. MENSAGEM – JESUS, A PEDRA PROVADA
 “Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.”  (Isaías 28:16)

Nessa passagem, Isaías destaca algumas características dessa pedra:
·         uma pedra já provada;
Jesus é a pedra já provada, pois veio ao mundo como homem, sofreu todas as nossas dores, foi tentado mas sem pecado. Nenhuma culpa ou pecado se achou Nele. Mesmo inocente Jesus se fez culpado em nosso lugar levando sobre si nossas culpas na cruz do Calvário.
Ele morreu, mas ressuscitou, vencendo a carne, o mundo, o pecado, a morte por amor às nossas vidas. Ele foi provado e aprovado, por isso pode ser nosso alicerce, pois conhece bem cada uma de nossas necessidades e tem poder para suprir cada uma delas.

·         pedra preciosa de esquina;
A preciosidade dessa pedra está no valor inestimável da salvação eterna no Senhor Jesus. Jesus é a pedra preciosa de esquina, pois é o nosso bem maior, a herança eterna, o grande tesouro da igreja que conhece um Jesus vivo e revelado.
O mundo hoje busca preencher o vazio da alma com bens materiais, prazeres terrenos, pois perdeu algo precioso: a salvação. Mas aquele que edifica sua vida sobre o Senhor Jesus apropria-se desse tesouro dos bens celestiais, advindos da salvação em Jesus.
Mas o servo de Deus encontrou a pérola de maior valor, o bem incorruptível: Jesus, que proporciona ao homem tudo o que ele necessita, vida eterna. O maior medo do homem é a morte e só Jesus pode proporcionar a ele a vitória sobre a morte: a vida eterna com Deus.

·         que está bem firme e fundada;
Jesus é a pedra bem firme porque Ele não muda. Tudo pode mudar, mas Jesus é o mesmo.
É a pedra bem fundada porque é capaz de sustentar o peso da grande edificação do templo espiritual da sua igreja fiel.

RESPOSTA EBD 12 DE MAIO DE 2013


ESTUDOS BIBLICOS PARA JOVENS E OBREIROS E EBD – 11-12/mai/13
            - ASSUNTO: A REJEIÇÃO AO SENHOR JESUS
            - TEXTO FUNDAMENTAL: MATEUS 21:42

ATIVIDADE:
IDENTIFICAR O SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 21:42, AO CITAR A EXPRESSÃO “PEDRA DE ESQUINA”.

(Os textos usados neste estudo foram extraídos da Tradução de João Ferreira de Almeida, Edição Revista e Corrigida, versão 1995)

INTRODUÇÃO

As palavras do Senhor Jesus no verso 42 estão no contexto da Parábola dos Lavradores Maus. O Senhor da vinha lhes toma das mãos para arrendá-la àqueles que cuidariam bem dela e a fariam produzir seus frutos. Nesse contexto as escrituras citadas pelo Senhor Jesus são as do Salmo 118:22-23, falando da rejeição de Israel a Ele, à semelhança daquilo que ocorre na parábola dos trabalhadores maus que rejeitaram o filho do pai de familia da parábola.
No contexto da parábola o Senhor Jesus deixa claro no verso 43 que a vinha representa o reino de Deus, e que a rejeição a esse reino pelos principes dos sacerdotes (vs. 45) levaria o Senhor a arrendá-lo a outra nação. O reino foi tirado das maos dos trabalhadores maus e dado à nação que iria valorizar esse reino, e essa nação é a igreja retirada dentre os gentios.
Os trabalhadores maus foram assim chamados porque rejeitaram o filho do pai de familia, o dono da vinha, ao matá-lo. Os edificadores fizeram o mesmo ao rejeitarem a pedra principal de esquina.

I - SENTIDO PROFÉTICO DA METÁFORA UTILIZADA PELO SENHOR JESUS EM MATEUS 21:42, AO CITAR A EXPRESSÃO “PEDRA DE ESQUINA”.

SIGNIFICADO DE:
METÁFORA: é uma figura de linguagem, quando um sentido figurativo é dado a uma palavra.

FIGURAS NO TEXTO:
1.      A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: aquela que mantem a construção como uma unidade. É também chamada pelos construtores de amarração. É a pedra colocada no ângulo de dois muros, fazendo a amarração dos mesmos, ou seja, unindo-os. Ela servia para alinhar toda a construção.

A PEDRA ANGULAR ou CABEÇA DE ANGULO: é aquela que sustenta a estrutura da porta. Sem ela, a construção não se sustenta. A pedra agular é maciça, pois tem a finalidade de fortalecer o alicerce da estrutura.

2.      OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: O Senhor Jesus estava se referindo ao que fez Israel ao rejeitar a pedra angular, fato supostamente relacionado a um episódio ocorrido durante a construção do templo. Algumas vezes isso costumava acontecer na construção das próprias casas dos israelitas.

SENTIDO PROFÉTICO
1.      A PEDRA PRINCIPAL DE ESQUINA: O Senhor Jesus é quem nos mantém na unidade do Espirito Santo. Nossa edificação espiritual está relacionada a estarmos unidos ao Senhor Jesus. A igreja fiel é edificada sobre o Senhor Jesus e não sobre qualquer outro nome. É Ele quem estabelece o nível de unidade, “amarração” e alinhamento da igreja.
A PEDRA ANGULAR ou CABEÇA DE ANGULO: Jesus é a pedra angular, sem Ele não há sustentação para a edificação espiritual da igreja e a sua estrutura fica sujeita a desabar. O Senhor Jesus é a pedra com consistencia sólida, capaz de sustentar e fortalecer a estrutura de toda a edificação espiritual da igreja.

2.      OS EDIFICADORES QUE REJEITARAM: aqueles que rejeitam o Senhor Jesus são os que O substituem por outro fundamento da sua fé.

A palavra “pedra” usada pelo Senhor Jesus está no mesmo contexto da parábola, pois o reino de Deus consiste na grande edificação do templo espiritual das nossas vidas, feita pelo Espirito Santo. A principal pedra de esquina que sustenta toda a construção desse grande templo espiritual é o Senhor Jesus, pois ele é o único fundamento da nossa fé.
A pedra que os edificadores rejeitaram era destinada à sustentação da construção na edificação do templo ou das próprias casas dos israelitas. Ao rejeitarem a pedra principal de esquina, os edificadores puseram outra no lugar dela e tiveram que arcar com as consequências disso. Também a rejeição ao Senhor Jesus como fundamento para a edificação espiritual da fé implica na substuição dEle por outro fundamento.
A igreja fiel está fundamentada em Jesus, e não O substitui por dogmas ou credos religiosos. Ela não se deixa alinhar por pontos de vista ou princípios filosóficos, mas o único vínculo que a une ao Senhor Jesus é a revelação do Espirito Santo.

O SENTIDO PROFÉTICO dado pelo Senhor à palavra “pedra”, é para falar de si mesmo, pois Ele é o único fundamento da edificação do grande templo espirtual que o Espirito Santo faz em nossas vidas. Uma confirmação disso foi feita por Pedro em Atos 4:11. No verso 12 o próprio Pedro diz que nenhum outro nome foi dado pelo qual devamos ser salvos. Por isso, nem Pedro, nem qualquer outra pessoa substitui Jesus, pois somente Ele é a principal pedra de esquina, ou cabeça de ângulo.

Ela se torna pedra principal de esquina, não para aqueles que a rejeitam, mas para aqueles que edificam sua vida espiritual sobre ela como único fundamento. Aqueles que a rejeitam é porque não dão valor a ela, mas para nós que a temos como único fundamento da nossa edificação espiritual, ela é a PEDRA VIVA, como diz o apóstolo Pedro. “E, chegando-vos para ele – pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa” 1 Pedro 2:4. O Senhor Jesus é pedra viva, porque ele morreu e ressuscitou. Qualquer outro nome é pedra morta.

POR QUE ISSO FOI FEITO PELO SENHOR E É MARAVILHOSO AOS NOSSOS OLHOS?
Porque o Pai, pela sua grande misericordia, concedeu à igreja, a bênção de fazer parte da grande edificação espiritual no reino de Deus, ao ter aceitado o Senhor Jesus como único salvador. Isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos. A grande maravilha, portanto, está em o Pai, que fez isso, ter tido misericórdia de nós.
Em Romanos 9:33, Paulo diz: “Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço e uma rocha de escândalo; e todo aquele que crer nela não será confundido”.
João lembra-nos essa maravilha quando diz no capítulo 1, versos 11 e 12: “Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome”,

Pelo fato de ter a bênção do Espirito Santo, a igreja fiel é a casa espiritual viva, pois é corpo de Cristo. A edificação da igreja vem através dos dons espirituais e das operações do Espirito Santo. “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1 Pe 2:5.

O Senhor Jesus é o único fundamento tanto na doutrina do Velho quanto na do Novo Testamento, pois todos os profetas se referiram a Ele como o fundamento, e os apóstolos confirmaram essa doutrina no Novo Testamento. A igreja fiel é um edificio bem ajustado, pois sua edificação está sobre esse fundamento que é Cristo. Ela é templo santo do Senhor e morada de Deus no Espírito Santo. Efésios 2:20-22.

CONCLUSÃO
A Palavra de Deus na revelação do Espirito Santo possui vida, pois ela é profética. Há os que ficam só com o sentido literal da Palavra, pois não conhecem a revelação. Pessoas que escrevem sobre “a pedra”, é pensamento isolado da letra e a grande preocupação deles é argumentar. Com isso substituem Jesus, a pedra principal da esquina por outro fundamento, fazendo assim rejeição ao Senhor Jesus.
O que é REJEIÇÃO AO NOME DE JESUS?
É quando alguém substitui Jesus como a pedra de ângulo, ou pedra de esquina. A rejeição a Jesus envolve uma substituição dele por outra pessoa. Por exemplo: Pedro não substitui Jesus, pois ele não é o fundamento da edificação da igreja fiel de Jesus. O Novo Testamento não diz que Pedro esteve em Roma, mas diz que ele era casado, pois Jesus curou a sogra dele e diz também que Pedro não possuía prata nem ouro em Atos 3:6.
O único fundamento é Jesus, pois Ele é a pedra principal de esquina, a pedra angular da grande edificação das nossas vidas espirituais. Nada substitui o sacrifício do Senhor Jesus pelos nossos pecados e isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.